Banking as a Service

O que é Banking as a Service (BaaS)?

Banking As a Service, descubra tudo (ou quase tudo) que as soluções BaaS podem fazer pelo seu cliente. 

Imagine sua empresa fornecendo soluções bancárias de forma segura, simples e personalizada aos seus clientes. Imaginou? Com o BaaS sua empresa pode isso, e muito mais! 

Num mundo cada vez mais rápido e competitivo, possuir uma ferramenta tecnológica que realmente facilite a vida das pessoas, é sem dúvidas um fator determinante para transformar qualquer empresa, em uma líder do seu segmento.  

O BaaS tem esse poder! 

Com a crise da bolha imobiliária em 2007, muitas instituições financeiras foram à falência nos EUA, foi algo tão devastador que forçou o marco regulatório do sistema financeiro mundial a ser reformulado. Os bancos tradicionais que sobreviveram foram obrigados a se adequar às novas regras, deixando de lado as inovações tecnológicas. 

Nesse cenário aparecem as Fintechs, uma junção de “finanças com tecnologia”, empresas focadas na experiência do usuário, agilidade e baixo custo em soluções tecnológicas financeiras. 

Durante essa crise americana, também conhecida como subprime, muitos profissionais experientes do setor de finanças ficaram disponíveis no mercado, que, ao se juntar a essas fintechs, ajudaram a democratizar os serviços financeiros através da tecnologia. 

Porém percebeu-se algumas fraquezas desse então, novo modelo, principalmente na questão da segurança da informação e na necessidade de se escalar as operações. E foi assim que em 2016, os Bancos se juntaram às fintechs desenvolvendo um novo modelo de negócios, o Banking as a Service (BaaS). 

Os bancos forneciam toda a infraestrutura regulatória e financeira enquanto as fintechs continuavam primando pela experiência do cliente, afastando as burocracias e encurtando o caminho para que os mesmos pudessem obter todos os serviços bancários sem precisar dispor de grandes estruturas físicas, substituídas por plataformas digitais personalizadas. 

As grandes instituições financeiras enfim perceberam que as fintechs não precisavam ser suas concorrentes, pelo contrário, elas poderiam aumentar de forma exponencial sua base de novos clientes, oferecendo serviços específicos e exclusivos que jamais um banco tradicional conseguiria demandar. 

De lá para cá o BaaS ganhou força e, em 2020, com a aceleração dos serviços digitais provocada pela pandemia do COVID-19, encontrou um cenário global favorável à sua consolidação. Empresas de todos os setores que até então dependiam das grandes instituições financeiras, encontraram no BaaS uma oportunidade de oferecer aos seus clientes finais a possibilidade de abrir contas digitais para realizar todo o tipo de operação financeira, sem filas, sem burocracia, literalmente na ponta dos dedos, através de qualquer dispositivo que tivesse acesso a internet, gerando entre outras coisas, novas linhas de receita, tanto para elas, quanto para os bancos. 

As soluções BaaS funcionam por meio de uma API (Interface de Programação de Aplicação) que liga os bancos, através de seus serviços, às empresas que as contratam. 

Resumindo, qualquer empresa, de qualquer setor, que queira oferecer aos seus clientes vantagens através de serviços financeiros, poderá fazer através desse modelo de negócio.  

Por exemplo, uma agência de viagens pode fidelizar ainda mais sua relação com seus clientes disponibilizando um cartão de crédito personalizado, além de poder oferecer todos os serviços bancários, a empresa passa a ter dados relevantes sobre os mesmos. 

Isso é o que há de mais valioso em um mundo cada dia mais conectado e aumenta infinitamente as possibilidades de receita para qualquer organização, uma vez que os dados são, sem dúvida, o maior ativo que a era digital já produziu, haja visto empresas como Google,Facebook, Tik Tok, etc, que comercializam, a peso de ouro, as informações de seus usuários. 

E quais as vantagens das soluções BaaS? 

1 – Atração e fidelização. 

Imagine que sua empresa já é uma boa prestadora de serviço, mas ainda não possui uma clientela significativa pois apesar de possuir bons produtos, existe muita concorrência (às vezes desleal) no setor. 

Poder emprestar uma quantia em dinheiro, ou realizar serviços que economizaria horas no dia do seu cliente, seria algo realmente muito atrativo, não é mesmo? 

Sem contar a relação de confiança que estaria sendo estabelecida com esses novos serviços oferecidos, ninguém melhor que você para conhecer as necessidades pessoais do seu cliente.  

2 – Serviços personalizados e escaláveis. 

Uma vez conhecendo as necessidades do seu cliente, e agora que sua empresa é uma espécie de banco com todos os recursos disponíveis, você pode (e deve) oferecer produtos totalmente personalizados, resolvendo problemas, de forma personalizada. 

Exemplo, sua empresa de viagens se chama “Vai tranquilo”, além do pacote de viagem personalizado você pode oferecer um plano de pagamento personalizado, através do cartão de crédito do “Banco Vai Tranquilo”. Esse cartão oferece várias vantagens ao usuário como cashback ou milhas para reverter em outros destinos turísticos.  

Ou seja, a sua agência de viagem que até então disputava uma fatia super concorrida do mercado com várias outras agências, agora passa a ser um ecossistema personalizado de viagem, que pode oferecer serviços exclusivos que vão muito além do universo do turismo. Com o BaaS você deu escalabilidade ao seu negócio. 

E essa segunda vantagem nos leva à terceira. 

3 – Pioneirismo  

Uma vez que você escala o seu negócio usando as soluções BaaS, sua empresa rompe as barreiras do setor em que atua, praticamente criando um novo setor ou iniciando um processo disruptivo do próprio setor.  

Ser pioneiro significa estar sempre um passo à frente dos concorrentes, tendo sempre mais margem para avaliar erros e acertos. Você pode imaginar que ser o primeiro, também implica em vários problemas como ser mais visado, “a meta a ser batida”, “o alvo a ser perseguido”, enfim, você pode pensar como o cara que puxa a fila ou um outro, que se encontra em qualquer posição da fila, só não pode estar de fora da fila.  

E o fato é que estar na frente tem muito mais bônus do que ônus. 

4 – Praticidade e velocidade. 

No imaginário da maioria das pessoas, tudo o que se diz respeito a serviços bancários implicam em processos super complicados e burocráticos. A ideia de filas intermináveis e gerentes com suas mesas abarrotadas de papéis de todo o tipo, ainda povoa o imaginário de uma boa parte da população brasileira, quiçá mundial. 

Por essas e por outras razões, muitos empresários talvez imaginem que o processo de implementar o BaaS seja complicado,  mas é exatamente aí que mora a grande vantagem desse serviço.  

Apesar da empresa poder se apresentar como um banco, inclusive com logos e cores próprias, ela não é de fato, a empresa é uma ponte para o Banco chegar, de forma amigável e personalizada, ao seu cliente final. 

Portanto, todo o serviço especializado, a expertise, a segurança dos dados e o suporte financeiro, ficam a cargo da Instituição Financeira propriamente dita, já o software personalizado, configurado as necessidades da sua empresa, com logos e cores, bem como o suporte tecnológico e criação de aplicativos fixos e móveis, ficam a cargo da Fintech. 

À empresa cabe contratar o software, que é instalado de forma rápida e prática, e oferecer os produtos financeiros a sua base de clientes. Simples assim. 

O Banco ganha com as contratações dos serviços, as Fintechs ganham com o “aluguel” ou venda do software e o empresário ganha com porcentagem sobre as vendas e com todas as outras vantagens acima citadas. 

Agora que você sabe tudo, ou quase tudo sobre as soluções BaaS, que tal bater um papo com um de nossos especialistas da OnFriday?  

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Aguardamos você

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